A Tomografia Computadorizada Multi Slice é um equipamento computadorizado que se utiliza de raios x para a obtenção de imagens do corpo. Por meio do computador, o aparelho produz imagens de fatias milimétricas, de até 0,6 mm, transversais de diversos órgãos do corpo humano com ou sem auxílio de contraste iodado. Permite examinar uma região inteira do corpo em apenas alguns segundos.
É um método de exame não invasivo, rápido e de alta precisão diagnóstica, com baixa radiação.
O tomógrafo da Hilarion é um aparelho com múltiplos detectores e múltiplos canais, chamado multislice, tornando o exame mais rápido, associado a um baixo nível de exposição à radiação, aumentando assim a precisão e a segurança dos exames.
Em alguns casos é necessário a utilização de contraste endovenoso à base de iodo para melhor a visualização das estruturas vascularizadas. Na Hilarion são utilizados os mais modernos meios de contraste, não-iônicos e hipo-osmolares, resultando em raríssimos casos de reações adversas.
Em pacientes idosos há necessidade de avaliação da função renal antes da utilização do contrste iodado e pacientes alérgicos ao iodo devem informar no momento do exame, o qual não será utilizado no seu exame.